Capítulo Cirurgia Mamária
A patologia mamária é muito diversa englobando um amplo espectro de lesões mamárias e afeta praticamente todas a mulheres em alguma fase da sua vida. O cancro da mama é a neoplasia maligna mais frequentemente diagnosticada na mulher, com mais de 7000 novos casos diagnosticados por ano em Portugal. Assume assim um papel central nesta área de patologia, dado o seu impacto epidemiológico, emocional, social, económico e de gestão, devido à sua repercussão nos serviços prestadores de cuidados de saúde.

O tratamento do cancro da mama é a demonstração de que a medicina está em constante evolução, havendo sempre mais a descobrir. Ao longo dos tempos o empirismo deu lugar ao exercício da medicina baseada na evidência, levando à mudança de paradigmas estabelecidos e à necessidade de uma constante atualização por parte das equipas envolvidas no seu tratamento.

Assim, a verdade científica faz parte de um projeto em contínua construção e as certezas só fazem sentido num dado momento do tempo da história do conhecimento.

Num mundo digital e na sociedade de comunicação em que vivemos, a mulher está muito mais informada comparativamente ao que acontecia no passado. Ao médico é exigido um tratamento curativo, o menos agressivo possível e inovador, pois numa sociedade digital a inovação é sinónimo de qualidade.

Por estas razões, o cirurgião dedicado à patologia mamária tem obrigatoriamente de ter uma compreensão biológica da doença que fundamente a sua atuação e estar dotado de recursos técnicos que lhe permitam aliar a eficácia do tratamento aos melhores resultados estéticos.

O Capítulo de Cirurgia Mamária da Sociedade Portuguesa de Cirurgia pretende promover o desenvolvimento e a partilha do conhecimento entre as diferentes Unidades de Cirurgia Mamária existentes no país, por forma a alcançar o mais elevado padrão de qualidade, consenso e uniformidade na prática clínica.

Tendo por base este objetivo o Capítulo de Cirurgia Mamária solicitou o contributo de diversas Unidades de Cirurgia Mamária para a elaboração de guias de orientação clínica no sentido de promover a uniformização na orientação terapêutica da patologia mamária a nível nacional.

A realidade vivida nas diferentes Unidades de Cirurgia Mamária é muito diversa, tendo o Capítulo de Cirurgia Mamária consciência que existe a necessidade de criar um fórum onde os cirurgiões possam partilhar ideias, experiências, competências e participar coletivamente em projetos que possam projetar esta área de patologia.

A Reunião Anual do Capítulo de Cirurgia Mamária contará com a experiência acumulada de vários centros dedicados ao tratamento da patologia mamária, pretendendo-se com esta iniciativa promover a discussão e divulgação da melhor evidência clínica existente nas diferentes áreas da patologia mamária.