Posters selecionados para apresentação na Sessão Especial dos Melhores Posteres do XL Congresso Nacional de Cirurgia, em data a anunciar.
#32580551 Submetido em: 2019-10-16
Titulo Cirurgia da Mama Estudo retrospectivo de 3 anos Autores Velez C.; Machado A.; Horta V.; Rocha M.; Ribeiro. S.; Félix R.; Caravana J. Hospital Hospital Espírito Santo, EPE - Évora
ID: 2580551 2019-10-16
Cirurgia da Mama Estudo retrospectivo de 3 anos
Objectivo/Introdução O cancro da mama é o cancro mais frequente na mulher e a sua abordagem envolve uma equipa multidisciplinar. No nosso hospital são realizadas técnicas oncoplásticas de nível II e é feita análise intraoperatória do gânglio sentinela com One Step Nucleic Acid. Apresentamos um estudo retrospectivo dos nossos doentes operados a cancro da mama entre 2013 e 2015.
Material e Métodos Fez-se um estudo retrospectivo dos novos doentes operados a cancro da mama entre Janeiro 2013 e Dezembro 2015, tendo em conta variáveis epidemiológicas, clínicas e terapêuticas. Foi feita a análise observacional através de registos informáticos e análise da sobrevida global e livre de doença utilizando o software IBM SPSS Statistics 20th edition. Obteve-se uma análise descritiva de variáveis categoriais, a mediana para variáveis contínuas e uma análise da sobrevivência global e livre de doença por Kaplan-Meier.
Resultados Nestes 3 anos foram operados 264 novos doentes com cancro da mama. Obteve-se a distribuição por idade, tipo histológico e molecular, percentagem de doentes submetidos a cirurgia ab initio e percentagem de cirurgia conservadora. Foram avaliadas a realização de tratamento adjuvante, necessidade de reintervenção, recidiva local e a sobrevida global, livre de doença e por estadio aos 36 meses.
Discussão O cancro da mama tem maior incidência na sétima década de vida, sendo o carcinoma ductal invasivo o tipo histológico mais comum. A maioria das doentes foi submetida a cirurgia conservadora e a sobrevida global aos 3 anos foi de 94%.
#574740630 Submetido em: 2019-11-23
Titulo Hidatidose hepática e peritoneal: a propósito de um caso clínico Autores Joana Isabel Almeida, Carlos Soares, Rui Neves, Mónica Rocha, Manuel Oliveira Hospital Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, EPE
ID: 4740630 2019-11-23
Hidatidose hepática e peritoneal: a propósito de um caso clínico
Objectivo/Introdução A hidatidose é uma doença parasitária endémica em muitas partes do mundo,provocada pelo agente etiológico Echinococcus.Apesar de afetar principalmente o fígado e pulmão,a hidatidose pode ocorrer em quase todas as partes do corpo.A escolha do tipo de tratamento baseia-se essencialmente no estadio evolutivo do quisto(s),tendo em consideração a classificação da World Health Organization.Apresenta-se um caso clínico de hidatidose hepática e peritoneal.
Resultados Utente,60 anos de idade,sexo feminino,recorreu ao Serviço de Urgência por dor no quadrante superior direito do abdomen e náuseas.Analiticamente não apresentava alterações relevantes.Realizou uma tomografia computorizada que mostrou uma volumosa formação quística multiloculada e com calcificações no lobo esquerdo do fígado.Foi referenciada para a consulta externa de Cirurgia tendo realizado uma Ecografia e Ressonância magnética que mostraram vários quistos hidáticos hepáticos e dispersos pela cavidade peritoneal. A paciente apresentava também serologia positiva para o Echinococcus.Realizou terapia com albendazol e foi proposta para cirurgia.Submetida a periquistectomia das lesões peritoniais e hepatectomia esquerda,que decorreu sem intercorrências,tendo tido alta ao 5º dia pos-operatório.
Discussão A hidatidose é uma entidade rara em Portugal.A orientação é desafiante tendo em conta as múltiplas localizações e/ou estadios da doença.As opções terapêuticas incluem a cirurgia,abordagem percutânea,terapia médica ou apenas vigilância.
#606611259 Submetido em: 2019-11-23
Titulo GANGLIONEUROMA RETRO-RECTAL VIA DE KRASKE PARA ABORDAGEM DE UM TUMOR RARO Autores Castro B(1), Ferreira R(1), Shekhovtsova M(2), Pires A(1), Queirós T(1), Costa S(1), Graça S(1), Pereira B(1), Cardoso J(1), Maciel J(1) Hospital Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho
ID: 6611259 2019-11-23
GANGLIONEUROMA RETRO-RECTAL VIA DE KRASKE PARA ABORDAGEM DE UM TUMOR RARO
Objectivo/Introdução Os tumores retro-rectais são tumores raros em adultos. Os ganglioneuromas são tumores benignos com origem nas células da crista neural e são extremamente raros em localização retro-rectal, estando descritos menos de 20 casos na literatura. O objetivo deste trabalho é reportar um caso clínico de um ganglioneuroma retro-rectal removido por via de Kraske.
Material e Métodos Mulher, 20 anos, enviada da consulta de Ginecologia à consulta de Cirurgia Geral por queixas de dor anal e sagrada, TV com abaulamento da parede posterior da vagina e ecografia TV a revelar neoformação com 4 x 5 cm, isoecogénica, vascularizada, posterior à vagina. TR com abaulamento da parede posterior do recto. A RMN revelou uma volumosa lesão localizada ao espaço retro-rectal, à direita da linha média, bem delimitada, com 5,2 x 5,6 x 6,7cm de maiores dimensões, em contacto com a face anterior da região sacrococcígea, sem sinais de invasão óssea. A biópsia da lesão foi compatível com ganglioneuroma, o qual foi removido por via de Kraske.
Resultados A doente apresentou evolução favorável tendo tido alta ao 5º dia do pós-operatório. A histologia da peça confirmou o diagnóstico.
Discussão Os tumores retro-rectais são raros em adultos. A RMN é essencial. A biópsia pré-operatória é controversa. A cirurgia é sempre recomendada. Três abordagens estão descritas: abdominal, posterior (Kraske) e combinada. A escolha da técnica depende do tamanho do tumor, localização relativa a S3 e extensão a estruturas adjacentes. O prognóstico é geralmente favorável.
#1872415602 Submetido em: 2019-11-24
Titulo Biópsia Liquida no Cancro Colorretal quando a biópsia tumoral não está disponí Autores Ana Oliveira (1), Luis M Nogueira (2), Carolina Ribeiro (2), Margarida Abrantes (3,4), José G Tralhão (1,3,4), Henriqueta Coimbra Silva (2,3) Hospital Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE
ID: 2415602 2019-11-24
Biópsia Liquida no Cancro Colorretal quando a biópsia tumoral não está disponível
Objectivo/Introdução Introdução: A Biópsia líquida (BL) é uma técnica recente minimamente invasiva que avalia a heterogeneidade molecular e dinâmica da doença sendo promissora na abordagem do cancro colorretal (CCR). Na prática clínica atual, a avaliação do status RAS no tumor é mandatória nos doentes com CCR metastático em que se pondera a terapêutica monoclonal anti-EGFR. Quando não dispomos de perfil molecular do tumor primário, a BL pode ser uma alternativa.
Material e Métodos Métodos: Foram estudados seis doentes com CCR, estadio IIA a IV, estando o perfil molecular do tumor disponível apenas em dois casos. Foram colhidas amostras individuais de sangue periférico (5 a 7 ml) em tubos de EDTA para posterior extração do cfDNA (cell-free DNA); o perfil molecular foi analisado através do Oncomine Colon cfDNA Assay, com sequenciação de hotspots de genes específicos.
Resultados Resultados: A concentração plasmática de cfDNA variou entre 0.6 e 15.7 ng/µl, sendo o maior valor detetado associado a um caso de metastização maciça. Foram detetadas mutações ativadoras do KRAS em cinco doentes, concordantes com o estudo molecular prévio. Cinco doentes apresentaram driver mutations em 3 ou mais genes, sendo KRAS, PIK3CA e APC os mais frequentes. Um doente com instabilidade de microssatélites na biópsia apresentou 7 driver mutations.
Discussão Conclusão: Em doentes com CCR em estadios avançados, em que a biópsia tumoral do primário não está disponível, o estudo da BL por métodos NGS pode avaliar o status mutacional e seu impacto prognóstico.
#2321455764 Submetido em: 2019-11-24
Titulo Verde de Indocianina - uma mais valia na resseção de tumores neuroendócrinos no Autores Camarneiro, R. (1), Rocha, R.(1), Carneiro, C.(1), Rafael, M.(2), Oliveira, A.(2), Rodrigues, C.(2), Nunes, V.(1) Hospital Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE
ID: 1455764 2019-11-24
Verde de Indocianina - uma mais valia na resseção de tumores neuroendócrinos no intestino delgado
Objectivo/Introdução Os tumores neuroendócrinos (TNE) são um grupo heterogéneo de neoplasias, com uma incidência crescente. O intestino delgado é a terceira localização mais frequente deste tipo de tumores. Habitualmente são lesões pequenas, múltiplas, que podem ser assintomáticas ou condicionar um espectro variável de sintomas.
É objetivo do trabalho a apresentação de um caso clínico no qual, com auxílio da fluorescência com verde de indocianina (FVI), foi realizada a resseção do TNE do intestino delgado.
Material e Métodos Revisão bibliográfica analítica e consulta do processo clínico do doente em causa.
Resultados Homem de 65 anos, observado no SU por melenas. No decorrer do estudo endoscópico (videocápsula, enteroscopia de duplo balão), foram identificadas 3 lesões subepiteliais no jejuno e ileum, cuja biópsia mostrou ser um TNE. O estadiamento revelou a presença de múltiplas lesões jejunoileais, sem doença metastática. O doente foi submetido a resseção cirúrgica de 130cm de intestino delgado e respetiva linfadenectomia mesentérica, com enteroscopia intraoperatória e FVI para identificação e localização das lesões, persistindo as lesões contrastadas cerca de 30 min após a injeção do fármaco. O pós-operatório decorreu sem intercorrências.
Discussão A abordagem cirúrgica com recurso à FVI mostrou ser uma mais valia para a abordagem do TNE do intestino delgado, permitindo a localização das várias lesões, abrindo portas para que no futuro possa ser utilizada de forma exclusiva em abordagens laparoscópicas.
#3592352252 Submetido em: 2019-11-25
Titulo Colangiografia Intraoperatória a experiência de um centro Autores Rita Afonso Matias, Luísa Frutuoso, Vera Oliveira, Tiago Fonseca, Sílvia Pereira, Domingos Rodrigues, Tiago Ferreira, Gil Gonçalves, Mário Nora Hospital Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, EPE
ID: 2352252 2019-11-25
Colangiografia Intraoperatória a experiência de um centro
Objectivo/Introdução A lítiase biliar afecta cerca de 20% da população, dos quais 10-20% apresentam litíase da via biliar principal (LVBP). A Colangiografia Intraoperatória (CIO) selectiva permite o diagnóstico e selecção dos doentes com LVBP para tratamento cirúrgico ou endoscópico.
Material e Métodos Estudo retrospectivo da morbilidade dos doentes submetidos a CIO entre Janeiro de 2010 e Outubro de 2018.
Resultados Realizadas 414 CIO, 62% mulheres e idade média 61anos. Identificada LVBP em 41%(n=169) e realizada exploração VBP (EVBP) em 162 casos. A incidência de litíase residual nos doentes submetidos apenas a CIO foi de 3,2% (n=8). A realização de CIO poupou a realização de 383 procedimentos de diagnóstico de LVBP, nomeadamente ecoendocopia ou ColangioRM. Identificou-se como factores preditivos LVBP a história prévia de pancreatite aguda(PA) ou colangite, e a elevação da FA ou bilirrubina(p<0,01). Morbilidade global na CIO (n=252) de 9,9%(n=25), 6,4% (n=16) infecção local cirúrgico, 1,2%(n=3)colangite e 2%(n=5) PA. Mortalidade 0,4%(n=1).
Discussão A CIO selectiva é um procedimento seguro com baixa litíase residual, que permite reduzir necessidade exames para diagnóstico e tratamento LVBP (como ecoendoscopia e/ou CPRE) e seus custos. Sendo efetuada num único tempo cirúrgico, evita reinternamentos associados a realização de exames e recorrência do quadro clínico
#4052485503 Submetido em: 2019-11-25
Titulo Tratamento das estenoses biliares não anastomóticas pós-transplante hepático u Autores João Simões (1), Dulce Diogo (2), Alfredo Gil Agostinho (3), Paulo Donato (3), Ricardo Martins (2), Pedro Oliveira (2), Rodrigo Nemésio (1), J Guilherme Tralhão (1), Emanuel Furtado (2) Hospital Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE
ID: 2485503 2019-11-25
Tratamento das estenoses biliares não anastomóticas pós-transplante hepático utilização de próteses biodegradáveis
Objectivo/Introdução As complicações biliares são as mais frequentes após transplante hepático (TH). As estenoses são uma complicação que pode ter origem na anastomose ou noutras regiões da árvore biliar estenoses biliares não-anastomóticas (EBNA). As principais causas são isquémica ou imunológica. A colocação de prótese metálica é altamente litogénica, sendo as próteses biliares biodegradáveis (PBBD) uma alternativa para tratamento das EBNA
Material e Métodos Apresentamos sete casos de doentes submetidos a TH que desenvolveram EBNA. Todos fizeram dilatações iterativas prévias, sem sucesso e oram seleccionados para colocação de PBBD de polidioxanona, um polímero sintético e reabsorvível
Resultados A colocação das PBBD foi efectuada por via percutânea, pela equipa Imagiologia de Intervenção. A confecção destas próteses é personalizada, atendendo às características das estenoses de cada doente. Em nenhum dos casos foi colocada drenagem externa ou mista. Registaram-se dois casos de colangite após a colocação das próteses. Os doentes realizaram estudo analítico e imagiológico de acordo com protocolo. Sem recorrência (follow up de 3 a 32 semanas).
Discussão As EBNA são uma causa importante de morbilidade após TH, podendo levar à perda do enxerto e re-TH. O tratamento pode ser efectuado por via endoscópica, percutânea ou cirúrgica. A colocação de PBBD surge como uma opção válida, associada a baixa morbilidade. O aumento do tempo de follow-up é indispensável para avaliar os resultados a médio-longo prazo.
#4132793418 Submetido em: 2019-11-25
Titulo Recidiva de Doença de Graves em canal do tireoglosso Autores Ricardo Vaz Pereira, André Marçal, Urânia Fernandes, Gonçalo Guidi, Daniela Martins, Ana Monteiro, Paulo Avelar, Carlos Santos Hospital Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE
ID: 2793418 2019-11-25
Recidiva de Doença de Graves em canal do tireoglosso
Objectivo/Introdução Um dos objetivos do tratamento da Doença de Graves é a prevenção da recorrência de hipertiroidismo. Esta é praticamente nula pós-tiroidectomia total, e quando presente, deve-se essencialmente à persistência de tecido tiroideu na loca tiroideia ou ectópico.
Material e Métodos Relato de caso de recidiva de Doença de Graves em canal do tireoglosso.
Resultados Mulher de 51 anos com Doença de Graves e exoftalmia acentuada, submetida a tiroidectomia total em 2016. Pós-operatório com difícil controlo da função tiroideia e sem melhoria da exoftalmia. Em 2018 apresenta tumefação cervical da linha média sugestiva de quisto tireoglosso. A ecografia confirmou o diagnóstico. A cintilografia com iodo revelou tecido tiroideu funcionante. Foi submetida a operação de Sistrunk em 2018, sem intercorrências. O exame anatomopatológico revelou tecido tiroideu ectópico (6 g e 4 x 2 x 1,5 cm), em canal do tireoglosso, com hiperplasia e infiltrado linfocítico, compatível com Doença de Graves. Atualmente apresenta função tiroideia controlada.
Discussão O tecido tiroideu ectópico pode ser encontrado desde o forame cego ao mediastino, e em casos raros na cavidade abdominal. O risco de hiperfuncionamento deste tecido é inferior ao de malignização. Na Doença de Graves pós tiroidectomia total com difícil controlo da função tiroideia deve-se suspeitar de persistência de tecido tiroideu. Nos doentes com tecido tiroideu ectópico, o tratamento cirúrgico deve ser considerado como primeira linha.
#4501927559 Submetido em: 2019-11-25
Titulo Tratamento Cirúrgico do Cancro do Esófago: Experiência de um Centro de Referênci Autores Sara Castanheira Rodrigues, Vítor Devezas, Catarina Pestana Muller, José P. Barbosa, Silvestre Carneiro, José Barbosa, Elisabete Barbosa Hospital Centro Hospitalar de São João, EPE
ID: 1927559 2019-11-25
Tratamento Cirúrgico do Cancro do Esófago: Experiência de um Centro de Referência em Abordagem Minimamente Invasiva
Objectivo/Introdução O cancro do esófago(CE)é considerado o8ºtumor maligno mais frequente e a6ªcausa de morte por cancro a nível mundial,com sobrevidas a5Ade15-25%.A esofagectomia é a opção terapêutica curativa primária nos tumores localizados,com elevada morbimortalidade.No estudo são analisados os resultados cirúrgicos dos1ºs100doentes com CE submetidos a esofagectomia por abordagem Totalmente Minimamente Invasiva(TMI) ou Híbrida(H).
Material e Métodos Estudo retrospetivo dos1ºs100casos de esofagectomia porCEnum centro de referência entre2007eOut/2019.
Resultados Operados 100 doentes,87 submetidos a esofagectomia e 13 a cirurgia exploradora(tumor irressecável).88,5%dos doentes são do sexo masculino,com média de idade de 62A.As lesões localizam-se em 11,5%dos casos na JEG,e nos1/3superior,médio e inferior em 2,3%,37,9%e48,3%dos casos,respetivamente.70,1%são carcinomas epidermoides,28,7%adenocarcinomas e apenas 1 tumor neuroendócrino.58(66,7%)doentes realizaram tratamento neoadjuvante.Realizada esofagectomia de Ivor-Lewis(IL)em 63(72,4%)doentes e em 24(27,6%)doentes esofagectomia de McKeown,72,5% abordagemTMI,com11(12,6%)casos de conversão.A morbilidade é de59,8%,17,2%de complicações C-D?grauIIb.A taxa de mortalidade é3,4%(3/87).Na maioria obtiveram-se ressecçõesR0,com mediana de14gânglios ressecados.
Discussão A maioria dos CEs submetidos a cirurgia são epidermoides,com a esofagectomia de IL a consistir na cirurgia de resseção mais vezes realizada.A taxa de morbilidade e mortalidade nesta série é sobreponível a outras séries europeias.
#4642581041 Submetido em: 2019-11-25
Titulo O desafio no tratamento do carcinoma avançado do cólon Autores Alexandra Antunes, Patrícia Silva, Ana Pereira, Carlos Veiga, Joaquim Falcão, Sónia Vilaça Hospital Hospital de Braga
ID: 2581041 2019-11-25
O desafio no tratamento do carcinoma avançado do cólon
Objectivo/Introdução O cancro colo-retal é a terceira neoplasia mais diagnostica e cerca de 15% dos doentes apresentam doença localmente avançada sem evidência de metastização. As guidelines europeias atuais recomendam a resseção cirúrgica do tumor primário seguido de quimioterapia nos estadios II e III. A terapêutica neo-adjuvante não está recomendada pelas guidelines para o cancro do cólon, ao contrário do cancro do reto. Contudo, estudos recentes vêm a demonstrar que a terapêutica neo-adjuvante também pode desempenhar um papel importante no tratamento destas neoplasias.
Material e Métodos Relato de caso.
Resultados Doente do sexo feminino, 55 anos, recorreu ao serviço de urgência por quadro de astenia e palidez. A colonoscopia revelou uma neoplasia aos 70 cm e a endoscopia alta uma massa infiltrativa de D2 condicionando estenose. No estudo imagiológico observava-se uma volumosa neoplasia do colón direito com invasão duodenal e suspeita de invasão do rim direito. Sem evidência de metastização à distância. Discutida em consulta multidisciplinar tendo sido proposta para cirurgia por ausência de critérios de irressecabilidade. Foi submetida a colectomia direita com duodenopancreatectomia cefálica. Sem necessidade de nefrectomia por exame extemporâneo negativo.
Discussão O exame histológico revelou ser um adenocarcinoma do cólon (pT4a G2 (1/61) N0 R0). Sem complicações no pós-operatório.