Convite

Caro Colega

Gostaria de convidar o seu Serviço/Hospital a participar neste projecto que foi recentemente apresentado e aprovado no Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Cirurgia (SPC) e que assenta nos fundamentos do projecto do Cancro do Recto Norueguês, bem como na experiência do Projecto Viking do Cancro do Recto em Espanha.

O objectivo do Registo do Cancro do Recto em Portugal será o de constituir um instrumento de controlo da qualidade e de melhoria do seu tratamento. Para tal programou-se um modelo de avaliação semelhante ao já utilizado no estudo PROCARE, projecto Belga sobre cancro do recto. Nesse estudo os cirurgiões aceitaram que o diagnóstico patológico e a documentação histopatológica fossem enviados, de forma anónima, para uma comissão de reavaliação. No presente projecto acrescenta-se a avaliação da documentação imagiológica.

São convidados os Centros com uma experiência superior a 20 intervenções anuais por cancro do recto, realizadas por cirurgiões com particular dedicação a este tipo de cirurgia. Deverá ser referido o número médio de intervenções efectuadas por ano, considerando os últimos 3 anos, prevendo-se que a participação desse Centro inclua idêntico número anual.

Cada centro que pretenda aderir ao projecto deverá aceitar os critérios de inclusão e a participação numa acção de formação multidisciplinar, programada periodicamente pela Comissão Científica deste projecto, incluindo as recomendações no domínio da técnica cirúrgica, da qualidade na imagiologia do recto, dos critérios anátomo-patológicos adequados e da terapêutica neoadjuvante e adjuvante.

A base de dados (Cancro do Recto – Registo Nacional) foi elaborada pela Refresh Bubbles, o servidor do site da SPC, em modelo online, e o acesso faz-se através de utilizador e password autorizados pelo Coordenador.

Poderá encontrar aqui o Projecto completo, as definições associadas e a proposta de adesão para preenchimento e envio ao Coordenador do Projecto.

Estou certo que este Programa irá ser muito útil, particularmente para os doentes.

Cumprimentos cordiais e amigos,


Júlio Soares Leite

(Coordenador do Projecto – e-mail:julio.s.leite@gmail.com)

Comissão Coordenadora

Cirurgiões – João Pimentel, Pedro Correia da Silva, João Gíria

Radiologistas – Filipe C. Alves, Luís Semedo; José Venâncio; Luís Guimarães

Patologistas – Mário Rui; Paula Chaves, Ricardo Fonseca, Maria José Brito; Joanne Lopes