Melhores vídeos

V644ID: 1629244 - 2018-11-25
TítuloDuodenopancreatectomia total laparoscópica com preservação esplénica
AutoresHumberto Cristino, Marinho Almeida, Virgília Gomes, Fabiana Sousa, Luis Graça, Costa Maia
HospitalCentro Hospitalar de São João, EPE

Objectivo/Introdução
Apresentamos um caso de uma mulher de 68 anos com antecedentes de ansiedade e ablação por radiofrequência para arritmia cardíaca. Foi-lhe diagnosticado múltiplos cistos pancreáticos identificados incidentalmente em ecografia de rotina. Realizou ressonância magnética mostrando vários tumores císticos em todo o pâncreas, o maior dos quais foi de 15 mm, suspeitos de neoplasia mucinosa papilar intraductal (IPMN). Realizou posteriormente ecoendoscopia com aspiração de conteúdo cístico, enviado para análise e citologia do CEA. A citologia foi compatível com neoplasia mucinosa com atipias leves e CEA 98 U / ml. Foi proposta uma duodenopancreatectomia total laparoscópica com preservação esplênica. O procedimento transcorreu sem intercorrências e a paciente recebeu alta no 5º dia de pós-operatório. Anatomia patologia revelou um IPMN de 19 mm, com displasia severa e 3 focos de adenocarcinoma ductal microinvasivo de 1mm - pT1N0R0.

V828ID: 2762140 - 2018-11-25
TítuloLinfadenectomia torácica superior no carcinoma do esófago
Autores Francisco Cabral (1), Paulo Ramos (1), Cecília Monteiro (1), Rui Casaca (1), Nuno Abecasis (1)
HospitalInstituto Português Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE

Objectivo/Introdução
A neoplasia do esófago é a sexta causa de morte neoplásica a nível mundial e a sua incidência tem vindo a aumentar. A cirurgia com correspondente linfadenectomia é o único tratamento com intenção curativa. A linfadenectomia mediastínica superior aborda os gânglios do grupo 105, 106 recR e L, 106 tbR e tbL e 106 pre. A linfadenectomia destes territórios está indicada para tumores situados tanto a nível do terço superior como médio como inferior do esófago torácico. É importante a sistematização das indicações e da técnica cirúrgica adequada para abordagem deste território. Este vídeo mostra, de forma sistematizada, a linfadenectomia torácica superior, via aberta, realçando as indicações, a anatomia desta zona e a forma de realizar esta linfadenectomia com a menor morbilidade possível.

V902ID: 1303515 - 2018-11-26
TítuloAbordagem endoscópica transaxilar do divertículo de Zenker - Técnica cirúrgica inovadora
AutoresSusana Graça, Hugo Louro, Luís Lencastre, Ana Fonte Boa, Jaime Vilaça
HospitalHospital da Luz Arrábida e Aveiro

Objectivo/Introdução
Desde o início dos anos 2000 que novas abordagens endoscópicas remotas cervicais têm vindo a ser descritas e popularizadas. O divertículo de Zenker (DZ) é um falso divertículo ao nível do esfíncter esofágico superior que resulta de uma disfunção motora entre o constritor inferior da faringe e o músculo cricofaríngeo (triângulo de Killian). O tratamento cirúrgico consiste em miotomia do cricofaríngeo com ou sem diverticulectomia. Os autores apresentam um vídeo com imagens da sua experiência de dois casos abordados por via transaxilar.

Material e Métodos
Dois homens de 74 e 63 anos apresentaram-se com queixas de desfagia alta intermitente e refluxo frequente (classe II de Lahey). Um deles tinha história de infeções respiratórias de repetição. A doença foi caracterizada por esofagoscopia e transito digestivo.

Resultados
Abordagem transaxilar esquerda com trocar areolar. Dissecção pela face anterior do músculo grande peitoral; isolamento do bordo anterior do esternocleidomastoideu; isolamento do omohioideu e sua secção; identificação do polo superior da tiroide; isolamento do divertículo; miotomia do músculo cricofaríngeo; resseção do divertículo com stapler e sua retirada com saco; drenagem; Ambos os casos evoluíram sem complicações.

Discussão
Esta técnica parece ser exequível e reprodutível, e poderá ter como vantagens o melhor resultado cosmético, permitir a resseção do divertículo e uma eventual diminuição da infecção do local cirúrgico. No conhecimento dos autores, esta abordagem para o DZ nunca foi publicada.