Institucional

Bem-vindo

Bem-vindo

Prof. Dr. Eduardo Barroso

Caros colegas,

O nosso próximo Congresso Nacional, vai realizar-se nos dias 8 a 10 de Março de 2018, desta vez novamente em Lisboa. Será na Culturgest, situada no edifício da CGD na zona do Campo Pequeno. O espaço foi conseguido por gentileza do Presidente da CGD com o acordo dos órgãos gestores da Culturgest, uma parceria que permite que, economicamente, esta realização seja viável.

Temos de encarar uma nova realidade de frente. Por cumprimento de regras europeias, a que a maioria da indústria está sujeita, não vai ser mais possível o apoio direto aos médicos de qualquer especialidade. Os patrocínios que conseguimos, da vertente comercial e de marketing da indústria, estão limitados aos expositores que possam vir a patrocinar, e no nosso caso da Cirurgia, uma especialidade que prescreve poucos medicamentos, com verbas cada vez menores.

Pretendemos no próximo congresso que todos os internos em formação, desde que membros associados, tenham inscrição gratuita e acesso, por uma verba simbólica, ao jantar do congresso a realizar na sexta-feira dia 9 no Restaurante do Pátio Alfacinha. Tal como no ano passado, este jantar global proporcionará um intenso convívio entre os mais novos, os em idade mais ativa e também aqueles que como eu estão prestes a ter de retirar-se do serviço público.

Com a falta de apoio direto aos médicos, estão os laboratórios e restante industria proibidos de inscrever os cirurgiões, que terão de suportar diretamente, quer os custos de inscrição, quer os custos da estadia.

Vai a direção da Sociedade ter uma reunião no Porto aquando da reunião internacional organizada pelo Prof. Jorge Maciel, para tentar ultrapassar algumas das dificuldades existentes. Talvez seja possível, através dos departamentos médicos da indústria, negociar umas bolsas de apoios à formação, que, não sendo personalizadas, possam eventualmente conseguir diminuir significativamente o preço da inscrição no Congresso.

Esperamos, contudo, que mesmo sem os apoios do passado, possa o nosso Congresso Nacional ser novamente um êxito em termos de participação.

Os pormenores da parte científica serão dados pelo secretário-geral, com a apresentação do programa científico provisório, que não terá grandes modificações em relação ao passado; nele voltaremos a ter as sessões de comunicações científicas, nas suas três formas de apresentação, agrupadas por temas.

Na assembleia geral, durante o congresso, para além da eleição da nova direção, incluiremos a discussão do tema das novas relações com a indústria e as implicações que teremos para o futuro.

Não vos queria deixar de comunicar desde já, que no próximo congresso, por proposta minha, apoiada por unanimidade, o Presidente de Honra será, e pela primeira vez a título póstumo, o Dr José Manuel Mendes de Almeida. Será uma maneira de homenagearmos aquele que , porventura, foi principal impulsionador da nossa Sociedade. Embora não tendo sido o nosso primeiro Presidente, começando como ele sempre defendeu por propor outros para essa função, foi como secretário-geral e depois como Presidente, seguramente aquele a quem a nossa sociedade mais deve.

Vamos provar que a importância do nosso congresso nacional, a massiva participação, o apoio aos mais jovens, a discussão científica, não podem, nem devem ser afetadas pelas novas restrições da indústria. É um pouco regressar às origens, onde a principio sem quaisquer tipos de apoio, os nossos congressos eram fundamentais, os mais novos ansiavam por eles, era uma honra e um privilégio podermos estar presentes.

Um abraço, até Março de 2017, na Culturgest, em Lisboa.

Eduardo Barroso

Mensagem do presidente de honra

Mensagem do presidente de honra

Entendeu a Direcção da Sociedade Portuguesa de Cirurgia atribuir a honra, a título póstumo, de ser Presidente do 38º Congresso Nacional de Cirurgia ao Dr. José Manuel Mendes de Almeida. Neste sentido foi-me pedido para escrever uma mensagem ao Congresso que traduzisse os seu pensamento sobre este evento. Estou certo, que se ele escrevesse estas palavras, desejaria que esta Reunião fosse muito proveitosa e cumprisse os desígnios da Sociedade que a organiza. Que promovesse a ciência cirúrgica em Portugal e que contribuísse para a formação não só dos mais novos mas, também, daqueles que já com anos de prática necessitam de se manter actualizados na sua actividade quotidiana. Estas linhas condutoras nortearam sempre não só a forma como entendia este Congresso como, também, o papel mais vasto da Sociedade Portuguesa de Cirurgia. Tenho por certo que é esta a forma que a actual Direcção da Sociedade pretende para este Forum. Desejo aos participantes que, cientes do papel central que o Congresso Nacional desempenha, com o seu empenho e mérito façam desta Reunião um momento alto para a Cirurgia Portuguesa.

José Crespo Mendes de Almeida

Sponsors

Sponsors

Brevemente disponível.

Regulamento e grelhas de classificação

Regulamento e grelhas de classificação

    1. Ao congresso nacional podem ser submetidas comunicações de 3 tipos: comunicação livre, vídeo e poster. O primeiro autor do trabalho deve estar inscrito no congresso.
    2. Todas elas devem ser submetidas sob a forma de resumos e exclusivamente por via informática através do site spcir.com/congresso2018. A data limite de submissão dos resumos é 20 de novembro de 2017, às 08.00 horas.
    3. Os trabalhos submetidos poderão ser editados até dia 03 de Dezembro de 2017, para eventual correção do seu conteúdo. No momento da submissão, é enviado um email com os dados submetidos, ID de resumo, senha, e link para proceder à edição do respetivo trabalho.
    4. Todos os resumos devem referir: título, autores, instituição(ões) e serviço(s), autor correspondente e respetivo contacto (e-mail), tipo de apresentação (comunicação oral, vídeo ou e-poster), área científica a que se refere (cada um dos capítulos da SPCIR e outros). Segue-se o texto do resumo que deve obrigatoriamente explicitar o objetivo ou introdução, material e métodos, resultados e discussão/conclusão.
      Neste resumo não deve ser incluída qualquer referência que permita a identificação do hospital de origem do trabalho.
      O texto do resumo terá um limite de 1500 caracteres.
    5. Os resumos que não cumpram estes requisitos serão recusados.
    6. Os resumos referentes a comunicação oral serão distribuídos ao júri nomeado pelos respetivos capítulos da área científica a que se candidatam e pela Direção da SPCIR nas áreas não abrangidas por aqueles, por via eletrónica, até ao dia 4 de Dezembro de 2017.
    7. As respetivas avaliação e classificação, serão reenviadas, pela mesma via, à direção até à data limite de 22 de dezembro de 2017.
    8. Os autores das comunicações melhor classificadas nas respetivas áreas serão informados da aceitação condicional do trabalho para apresentação até à data de  3 de janeiro de 2018. Para a aceitação final do trabalho, o autor deverá enviar resumo alargado do trabalho (formato A4, até três páginas, até ao dia 28 de janeiro 2018 através do site da SPC.
      Os trabalhos que cumpram todos estes requisitos serão apresentados como comunicação oral com 7 minutos de apresentação e 3 minutos de discussão nas sessões para tal destinadas.
      As comunicações preteridas serão apresentadas sob a forma de e-poster.
    9. As comunicações livres apresentadas nas sessões das respetivas áreas científicas serão classificadas pela mesa da sessão, que elegerá a melhor de cada sessão.
    10. O conjunto das melhores comunicações livres apresentadas ao congresso nas diferentes áreas científicas serão apresentadas em conjunto na sessão final do congresso sendo premiadas as três primeiras classificadas (ex aqueo).
    11. Todos os vídeos submetidos para apresentação ao congresso devem ser enviados até ao dia 9 de dezembro de 2017.
    12. O envio dos vídeos poderá ser feito das seguintes formas:
      • por correio registado: para Refresh Bubbles (Rua Damião de Gois, 176 1o andar Escritório 1.5 - 4050-222 Porto - Telefone - +351 223 263 373), em suporte DVD (formato MP4 recomendado);
      • via WeTransfer: www.wetransfer.com para o email spcir@rbb.pt;
      • Caso opte pelo envio por WeTransfer, ser-lhe-á enviado posteriormente um email de confirmação da receção do vídeo.Para o envio de vídeos que estejam em formato DVD, será necessário comprimir os ficheiros em formato ZIP ou outro equivalente;
      • Informação adicional para o envio dos vídeos por WeTransfer: WeTransfer - How it works
    13. Nos vídeos submetidos para apreciação, não deve ser incluída qualquer referência que permita a identificação do hospital de origem do trabalho.
    14. Os vídeos serão visualizados por um júri que selecionará aqueles que serão apresentados nas sessões de vídeo do congresso. Cada vídeo terá 8 minutos para apresentação e 4 minutos de discussão.
    15. Os autores correspondentes serão informados da decisão do júri de aceitação ou recusa da apresentação dos seus trabalhos e sob que forma, até ao dia 28 de Janeiro de 2018.
    16. A mesa das respetivas sessões elegerá dois vídeos por sessão que serão apresentados na sessão em conjunto na sessão final dos melhores vídeos, sendo premiados os três primeiros classificados (ex aqueo).
    17. As comunicações poster submetidas ao congresso serão apresentadas em formato eletrónico. As comunicações orais não admitidas para apresentação neste formato (após avaliação do júri de seleção) serão apresentadas sob a forma de e-poster. O e-poster deve ser enviado através da página web da SPC, até ao dia 04 de fevereiro de 2018. Após esta data não serão aceites os trabalhos nem é permitida qualquer alteração ao conteúdo do mesmo. Organizar-se-ão sessões com os posteres , agrupados por temas e discutido por um júri de peritos na área que selecionará um poster como o melhor da sessão. Esses posteres serão colocados numa pasta informática dos melhores posteres que ficará disponível nos monitores de apresentação. Um júri selecionará os 10 melhores posteres que serão discutidos e apresentados na sessão dos melhores posteres , sendo premiados os três melhores trabalhos (ex aqueo).
    18. Todas as avaliações dos resumos, vídeos, apresentação de comunicações livres, vídeos e posteres serão feitas de acordo com critérios pré definidos e constantes das grelhas de classificação que se anexam a este regulamento.

    A direção da SPCIR.



  • Descarregar
Normas de Apresentação

Normas de Apresentação

A Direção da Sociedade Portuguesa de Cirurgia agradece a sua disponibilidade para colaborar no XXXVIII Congresso Nacional, que se realizará de 8 a 10 de Março de 2018, na Culturgest em Lisboa.

Solicita-se a leitura das recomendações relativas ao modo de funcionamento das sessões científicas:

1 - Introdução

A observação rigorosa dos horários é indispensável ao sucesso do Congresso. Os palestrantes e moderadores devem cumprir este imperativo.

Os preletores e membros das mesas foram convidados pelo seu mérito pessoal, pelo que não devem agradecer à Direção da SPC a sua presença/convite já que estes consomem o tempo destinado à apresentação e discussão da sua comunicação.

O sistema de audiovisuais do congresso apoiará o controlo do tempo das intervenções. Ao surgir o sinal vermelho, o preletor será interpelado pelo moderador para finalizar de imediato.

2.1 - Moderadores/ Presidentes

A generalidade das sessões tem 3 moderadores, à exceção das conferências. Estes devem acordar previamente quem terá a responsabilidade de abrir a sessão e quem efetuará o seu encerramento. Aos presidentes das mesas e das conferências compete introduzir os preletores.

Compete aos moderadores dar pontualmente início à sessão, enquadrar o tema da mesma, apresentar os preletores, vigiar o cumprimento do tempo de cada apresentação, promover a discussão e proceder ao encerramento dentro do horário.

2.2 - Sessões

Conforme o tipo de sessão, o tempo destinado à apresentação e à discussão deve ser gerido da seguinte forma:

  • Conferência
    • Duração da sessão: 30 minutos;
    • Sem discussão no final.
  • Mesa Redonda

    • Duração da sessão: 120 ou 150 minutos;
    • Cada intervenção tem a duração de 20 minutos;
    • Discussão obrigatória de 30 minutos (mínimo) no final ou a acordar pela mesa.
  • Prova de Caras

    • Duração da sessão: 120 minutos (40 minutos para cada caso).
  • Mini Mesa Redonda

    • Duração da sessão: 60 minutos;
    • Cada intervenção tem a duração de 20 minutos;
    • Discussão obrigatória de 20 minutos (mínimo) no final ou a acordar pela mesa.
  • Mesa Redonda - problemas clínicos

    • Duração da sessão: 150 minutos;
    • Cada intervenção tem a duração de 10 minutos;
    • Discussão de 3 minutos no fim de cada apresentação.
  • Comunicação Oral

    • Duração da sessão: 120 minutos;
    • A cada trabalho estão reservados 7 minutos para apresentação, seguidos de 3 minutos para discussão.
  • Póster (e-Poster)

    • O póster será apresentado em formato digital. Todos os pósteres aceites para apresentação estarão disponíveis para observação durante todo o Congresso.
    • Os posters serão agrupados em pastas informáticas por tema; o horário da sessão de apresentação será afixado, devendo o autor do Poster estar presente no momento em que se procede à sua avaliação pela Mesa da Sessão.
      A duração de cada sessão de poster é de 120 minutos.
  • Vídeo

    • Duração da sessão: 120 minutos;
    • A cada trabalho estão reservados 8 minutos para apresentação e 4 para discussão.

3 - Entrega de comunicações e pósteres

Todas as apresentações devem ser antecipadamente entregues de acordo com as seguintes regras:

  • Sessões de póster

    • O envio de e-poster terá de ser feito obrigatoriamente por via eletrónica através do site da SPC (conforme especificações técnicas);
    • Dada a necessidade de preparação dos posters para os ecrãs tácteis em que serão visionados, não serão aceites quaisquer ficheiros por outra via nem após a data indicada acima, nem mesmo no local do Congresso.
  • Sessões de Vídeo

    • Todos os vídeos submetidos para apresentação ao Congresso devem ser enviados por correio para Refresh Bubbles (Rua Damião de Gois, 176 1º andar Escritório 1.5 - 4050-222 Porto - Telefone - +351 223 263 373), em suporte DVD (forma MP4 recomendada) ou via WeTransfer: www.wetransfer.com para o email spcir@rbb.pt até 9 de Dezembro de 2017.

4 - Notas finais

Os objetivos do XXXVIII Congresso Nacional de Cirurgia só serão atingidos se, além da qualidade dos conteúdos científicos, se aliarem normas de organização que facilitem e tornem eficazes as sessões.

Apelamos a todos os participantes para a observância das normas acima expostas.

As salas estão equipadas com controlador de tempo. Contamos especialmente com os Moderadores e Presidentes das sessões para a gestão rigorosa do tempo.

Com os melhores cumprimentos,

A direção da SPC.

Carta à Industria

Carta à Industria

Brevemente disponível.

Programa

O programa científico do XXXVIII Congresso Nacional de Cirurgia, terá os habituais Cursos Pré-Congresso, o programa científico do Congresso Nacional e a apresentação de trabalhos (posteres, vídeos e comunicações orais).

Sábado, 3 de Março de 2018
Curso de Trauma: MUSEC - Modular UltraSound ESTES Course
09h00 - 13h00

Módulo 1 - e-FAST

Noções essenciais sobre Ecografia em Trauma, a abordagem mais fácil e a melhor maneira de começar...
Prática em modelos saudáveis
  • Protocolo FAST e e-FAST
  • Liquido livre no peritoneu, na pleura e no pericárdio
Viseu
14h00 - 19h00

Módulo 2 - US in ED: Ecografia na Urgência

Cenários interativos. Discussão plenária de imagens.
Revisão de conceitos e artefactos sessões teóricas.
Vesícula e rins. Aorta.
Ecografia de compressão e fraturas. Tecidos moles
Estações práticas
Quinta-feira, 8 de Março de 2018
09h00 - 13h00

Curso de Cirurgia Endócrina e da Cabeça e Pescoço

Coordenador
João Capela
Monitores
Ana Oliveira, Henrique Candeias, Pedro Sá Couto, Virginia Soares

Módulo teórico

Apresentação
João Capela
Introdução à ecografia
Ecografia da Tiroide e cadeias ganglionares: anatomia ecográfica
Pedro Sá Couto
Ecografia da Tiroide; patologia ecográfica ecográfica
Ana Oliveira
Ecografia da Paratiroide: indicações e anatomia ecográfica
João Capela
Indicações para biópsia guiada por ecografia
Henrique Candeias
Noções básicas de biópsia guiada por ecografia
Virginia Soares

Módulo teórico-prático

Casos clínicos: fotos e vídeos
João Capela

Módulo prático

Tiroide normal
Casos práticos: patologia tiroideia, paratiroideia e adenomegálias
H. Curry Cabral
09h00 - 13h00

Curso de cirurgia da parede abdominal: Cirurgia da hérnia em ambulatório - Que fronteiras? Cura cirúrgica de hérnias pouco frequentes

Coordenador
Eva Barbosa

Módulo I - Cirurgia de hérnia no ambulatório

Critérios de seleção de pacientes e cirurgias para ambulatório
Paula Tavares/David Andrade
Hérnia inguinal - a escolha da técnica é importante?
Carlos Magalhães
Eventrações - qual o limite?
Emanuel Guerreiro
Discussão

Módulo II - Cura cirúrgica de hérnias pouco frequentes

Hérnias da parede abdominal lateral e lombares
Joana Correia
Hérnias supra-púbicas e subxifoideias
Sónia Ribas
Hérnias paraestomais
Eva Barbosa
Quando não existe parede abdominal
Fernando Ferreira
Discussão

Módulo III - Cirurgia ao Vivo

Aplicação da toxina botulínica na parede abdominal para cirurgia de hérnia ventral complexa
Tratamento cirúrgico de hérnia inguinal
Tratamento laparoscópico de hérnia ventral
H. Curry Cabral
09h00 - 13h00

Curso de Cirurgia Vascular

Apresentação
Presidente da SPCIR, Presidente do Colégio de CGOM, Aida Paulino, José Neves, Pratas Balhau
Presidente
Pratas Balhau
Comentadores
José Neves Antunes, Luis F. Carvalho

Suturas Vasculares

CM Costa Almeida, Luis S. Reis, CE Costa Almeida
Técnica cirúrgica, material a utilizar, cuidados a ter
Pormenores anatómicos da parede arterial e venosa
Arteriotomia, Venotomia
Arteriorrafia (sem e com “patch” protésico ou venoso), Venorrafia
Anastomoses arteriais, anastomoses venosas e anastomoses arteriovenosas
Interposição de enxerto vascular, protésico ou venoso
Discussão

Embolectomia

Luís Reis
Técnica cirúrgica, material a utilizar, cuidados a ter
Embolectomia com cateter de Fogarty
Discussão

Isquémia intestinal aguda

Presidente
CM Costa Almeida
Moderadores
Aida Paulino, Gilberto Figueiredo
Isquémia intestinal aguda
Luis Filipe Pinheiro
Tratamento cirúrgico
Francisco O. Martins
Tratamento endovascular
Tiago Bilhim
Discussão

Conferência: Anticoagulantes orais na prática clínica

Orador
Pereira Alves
Sala 6
09h00 - 13h00

Curso hepatobiliopancreático: Colecistctomia laparoscópica - uma cirurgia fácil, por vezes difícil?

Coordenador
Renato Bessa Melo, Edite Filipe, Emanuel Furtado
Parte I - Moderadores
Guilherme Tralhão, Artur Flores

Anatomia Biliar – a variante como normalidade

Carlos Soares
Técnica standard para colecistectomia – como desenvolver uma cultura de segurança?
Tiago Bouça Machado
Colecistectomia difícil – como prever e reconhecer? Conversão e colecistectomia parcial – falhanço ou alternativas válidas?
Jorge Pereira
Colecistite aguda e 72h – ciência ou mito urbano?
Emanuel Vigia
Discussão
Parte II - Moderador
Américo Martins, Luis Graça

Lesões iatrogénicas – como reconhecer e que atitudes?

  • Intra-operatoriamente Fernando Próspero
  • Pós-operatório Rui Quintanilha
Importância dos centros de referência no tratamento de lesões iatrogénicas biliares – experiência de um centro
Edite Filipe
Implicações a longo prazo e impacto na qualidade de vida das lesões iatrogénicas biliares
Dulce Diogo
Discussão
Sala 1
09h00 - 13h00

Curso esofagogástroduodenal - Tratamento das complicações da úlcera péptica

Coordenador
Carlos Nogueira
Comentador
José Carlos Campos
Hemorragia digestiva - Tratamento endoscópico
Sílvia Barrias
Hemorragia digestiva - Tratamento cirúrgico
Carlos Luz
Perfuração - Tratamento cirúrgico
Eduardo Costa
Estenose - Tratamento cirúrgico
Mário Marcos
O endoscopista na perfuração na estenose e nas complicações cirúrgicas
Carlos Noronha Ferreira
Discussão de casos clínicos
Sala 2
XXXVIII Congresso Nacional
14h30 - 16h30 Trabalhos

CO-HBP 1

Sala 1

CO-CR 1

G. Aud.

CO-EGD 1

Sala 2

V-CR 1

P. Aud.

V-END/VÁRIOS

Sala 6

P-HBP 1

Sala 3

P-CR 1

Sala 4

P-MAMA

F 2.1

P-PAR.ABD/VASCULAR

Sala 5

P-TRAUMA-INT. 1

F 2.3

P-VÁRIOS 1

F 2.2
16h30 - 17h00 Intervalo
17h00 - 19h00

Mesa Redonda: Hiperparatiroidismo Primário

Presidente
Jorge Rosa Santos
Moderadores
João Capela, José Mário Coutinho
Embriologia e anatomia cirúrgica das paratiroides
Ana Oliveira
Diagnóstico e localização glandular
Rosário Eusébio
Tipos de cirurgia e e indicação operatória
Pedro Koch
Exploração bilateral: como e quando
Moreira da Costa
Paratiroidectomia uniglandular: exploração seletiva/unilateral
Olimpia Cid
Técnicas adjuvantes à cirurgia: PTH, ecografia, sonda gama, laparoscópio
Carlos Soares
Situações especiais - Carcinoma - Ectopias mediastínicas
João Capela
Falha operatória: Persistência/Recidiva - Diagnóstico Tratamento
Carlos Cruz
Inquérito ibérico
José Rocha
Sala 1
17h00 - 19h00

Prova de Caras

Presidente
Júlio Leite

Caso clínico - Norte

Apresentador
Isabel Mesquita
Comentadores
José Freire, José Carlos Campos

Caso clínico - Centro

Apresentador
Ana Oliveira
Comentadores
Alexandre Duarte, Nuno Figueiredo

Caso clínico - Sul

Apresentador
Emanuel Vigia
Comentadores
Humberto Cristino, Ana Velez
P. Aud.
17h00 - 19h00

Mesa Redonda de interno: Reforma do Internato Médico de Cirurgia Geral

Presidente
Eduardo Barroso
Moderadores
António Menezes, Manuel Rosete
Estrutura organizacional - Factor determinante na qualidade do internato de cirurgia geral
Carlos Leichsenring
Objetivos do Internato de Cirurgia Geral
Lisandra Martins
O atual regulamento do Internato - Visão do Interno
João Nobre
Exame final - opções de futuro
Nuno Muralha
Formação em Cirurgia Geral - Visão do Diretor de Serviço
Costa Maia
Modelo de formação vigente vs. criação de um novo modelo
Menezes da Silva
G. Aud.
19h00 Assembleia geral Sala 1
Sexta-feira, 9 de Março de 2018
08h00 - 10:00 Trabalhos

CO-HBP 2

Sala 1

CO-CR 2

G. Aud.

CO-MAMA/VÁRIOS

Sala 5

V-EGD

P. Aud.

P-HBP 2

Sala 3

P-CR 2

Sala 6

P-EGD 1

Sala 4

P-END 1

F 2.2

P-TRAUMA-INT. 2

Sala 5

P-VÁRIOS 2

F 2.3
10h00 - 10h30 Intervalo
10h30 - 11h30

Mini Mesa Redonda: Up-to-date em Hepatocarcinoma

Presidente
Jorge Daniel
Palestra
Hugo Pinto Marques
P. Aud.
10h30 - 11h30

Mini Mesa Redonda: Up-to-date em Carcinoma da Mama

Presidente
Fernando Castro
Palestra
Antonio Guemes Sanchez
Sala 1
10h30 - 11h30

Mini Mesa Redonda: Up-to-date em Pancreatite Aguda

Presidente
Francisco Oliveira Martins
Palestra
Pedro Vaz
G. Aud.
11h30 - 13h00

Sessão de abertura

Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia
Eduardo Barroso
Palestra não médica
Ricardo Araújo Pereira
Presidente de honra
José Manuel Mendes Almeida (a título póstumo), representado por José M. Crespo Mendes Almeida
Convidados
Ministro da Saúde
Adalberto Campos Fernandes
Bastonário da Ordem dos Médicos
Miguel Guimarães
Presidente do Colégio de CG da Ordem dos Médicos
António Menezes
Presidente da Caixa Geral de Depósitos
Paulo Macedo
G. Aud.
13h00 - 14h00 Almoço
13h00 - 14h00

Simpósio Bard: Hérnias da parede abdominal: "CAWR - Redes de absorção a longo prazo para correções funcionais e permanentes"

Fernando Ferreira
P. Aud.
13h00 - 14h00 Simpósio Roche Sala 1
13h00 - 14h00 Simpósio Shire Sala 2
14h00 - 16h00 Trabalhos

CO-EGD 2

Sala 1

CO-END

Sala 2

CO-TRAUMA-INT./INVEST.

Sala 5

V-HBP

P. Aud.

V-CR 2

Sala 6

P-CR 3

Sala 3

P-EGD 2

Sala 4

P-VÁRIOS 3

F 2.1

P-END 2

F 2.2
14h00 - 16h00

Mesa Redonda American College of Surgeons: Conflitos bioéticos em situações limite

Presidente
Jorge Soares
Coordenador
Paulo Costa
Comentadores
Júlio Leite, Jorge Maciel, José Davide
In memoriam do Prof. Francisco Castro e Sousa (Honorary FACS)
Paulo Costa
Dilemas do fim de vida
Miguel Oliveira Silva
Prioridades éticas em situações de catástrofe
Renato Bessa Melo
Bioética e transplantação de órgãos
Guilherme Tralhão
O luto dos cirurgiões
António Barbosa
G. Aud.
14h00 - 16h30

Curso de Cirurgia Mamária: Curso Teórico Prático de exérese de lesões impalpáveis da mama. Ecografia intra-opertória

Presidente
Fernando Castro
Moderadores
Gabriela Valadas, Paulina Lopes
Coordenador
Manuel Ramos Boyero
Conceitos básicos de ecografia mamária
Lesões não palpáveis da mama
Ecografia intra-operatória. Estratégias.
Treino com modelo biológico
Sala a designar./H. Curry Cabral
16h00 - 16h30 Intervalo
16h30 - 19h00

Mesa Redonda: Complicações em Cirurgia do Recto

Presidente
João Pimentel
Moderadores
Manuel Limbert, Anabela Rocha
Diagnóstico e prevenção
Alexandre Duarte
Complicações intra-operatórias
Bill Heald
O papel do gastrenterologista na resolução das complicações
Rui Silva
O Sindrome da Ressecção Anterior (LARS)
Therese Jull
G. Aud.
16h30 - 19h00

Mesa Redonda: Cirurgia Laparoscópica do Fígado

Presidente
Costa Maia
Morderadores
Guilherme Tralhão, Hugo Pinto Marques
Devemos democratizar a cirurgia hepática laparoscópica
Joseph Amaral
A evolução de cirurgia aberta para laparoscópica em centros HPB
Santiago Lopez Ben
O papel das Sociedades Cirúrgicas no desenvolvimento da cirurgia hepática laparoscópica
M. Abu Hilal
Dicas e truques nas resseções difíceis
M. Abu Hilal
Evolução da cirurgia hepática laparoscópica em Portugal
Humberto Cristino
P.Aud.
16h30 - 19h00

Mesa Redonda: Publicação científica na vida dos cirurgiões gerais

Presidente
José M. Schiappa
Moderador
Jorge Penedo
O papel da investigação e da publicação na dinâmica de um serviço
Aníbal Ferreira
A boa publicação
Nuno Borges
Investigar para publicar – desafios para os cirurgiões
O papel da Sociedade e do Colégio no estímulo à publicação
Henrique Alexandrino
Os desafios futuros da publicação
Neil Mortensen/Fiona Godlee/Jose Balibra
Sala 1
20h00 Jantar do congresso
Sábado, 10 de Março de 2018
09h00 - 11h00

Mesa Redonda: Infeção abdominal: perspetivas

Presidente
João Coutinho
Moderadores
Nuno Carvalho, Beatriz Costa
Imunologista
Luis Moita
Intensivista
Pedro Póvoa
Infecciologista
Filomena Coelho
Cirurgião
Fernando Ferreira
Tratamento da infeção cirúrgica grave
Gabriele Sganga
P. Aud.
11h00 - 11h30

Conferência: Cirurgia de controle de danos: podemos diminuir as suas indicações?

Presidente
Eduardo Barroso
Orador
José Maria Jover
P. Aud.
09h00 - 11h00

Mesa redonda: Tratamento do Cancro Gástrico Avançado

Presidente
Jorge Maciel
Moderadores
Nuno Abecasis, Jorge Santos
Pré habilitação cirúrgica
Lúcio Lara
PIPEC
Marc Reymond
Novas abordagens oncológicas
Ana Raimundo
Doença Metastática: quando operar?
Paulo Costa
O papel da laparoscopia
José Barbosa
G. Aud.
12h00 - 12h30

Conferência: Como formar cirurgiões bariátricos e digestivos

Presidente
Henrique Bicha Castelo
Orador
António Torres
G. Aud.
12h00 - 12h30

Conferência: A cirurgia robótica na cirurgia geral. Como ensiná-la? Qual o seu lugar no futuro

Presidente
Carlos Vaz
Orador
Amjad Parviz
P. Aud.
08h00 - 09h30

Melhores pósteres

Presidente
João Gíria
Moderadores
Isabel Nascimento, Jorge Pereira
Sala 1
09h30 - 10h45

Melhores vídeos

Presidente
Carlos Nogueira
Moderadores
António Bernardes, Mário Nora
Sala 1
10h45 - 12h30

Melhores comunicações orais

Presidente
João Pimentel
Moderadores
Luis Graça, João Coutinho
Sala 1
12h45 - 13h15 Sessão de encerramento G. Aud.

Programa atualizado: 16-02-2018

Inscrições

Tipo de associado Até dia 07-02-2018 A partir de 07-02-2018
Sócios titulares 200 € 225 €
Membros associados (sócios internos da SPCIR com quotas em dia) Gratuita
Internos de formação específica não sócios da SPCIR 150 € * 175 € *
Internos de outra especialidade 150 € 175 €
Não sócios 275 € 300 €
Internos do ano comum/Estudantes de medicina Gratuita (limitado às primeiras 100 inscrições)
Curso pré-congresso Limite de vagas Valor Detalhes
Curso de Trauma: MUSEC - Modular UltraSound ESTES Course 20 200 € Cartaz
Curso de Cirurgia Endócrina e da Cabeça e Pescoço 16
Curso de Cirurgia Mamária: Curso Teórico Prático de Exérese de Lesões Impalpáveis da Mama. Ecografia Intra-operatória 16

Formulário de inscrição

Vagas para Interno A.C./Estudante de medicina

Inscrições encerradas para Interno A.C./Estudante de medicina. Esgotado o limite de inscrições.

Curso de trauma: Modular UltraSound ESTES Course (MUSEC)

Inscrições encerradas. Atingido o limite de inscrições.

Curso de Cir. Mamária: Curso Teórico Prático de exérese de lesões impalpáveis da mama. Ecografia intra-opertória

Inscrições encerradas. Atingido o limite de inscrições.

Curso de Cir. Endócrina e da Cabeça e Pescoço:

Inscrições encerradas. Atingido o limite de inscrições.

  • Dados pessoais
    NOTA

    Caso não encontre o seu hospital, por favor, escolha a opção 'Outro' e introduza o nome do hospital no campo 'Hospital (outro)'

    INFO

    Caso deseje que o recibo seja emitido com dados diferentes, por favor, marque a opção acima.

    Dados de entidade
    Tipo de inscrição
    INFO

    Caso seja palestrante, moderador, presidente de mesa ou coordenador de curso, por favor indique na caixa de opções abaixo.

    Trabalhos submetidos
    INFO

    Caso tenha submetido trabalhos ao congresso, deverá marcar a opção 'Submeti trabalhos ao congresso' e especificar o(s) trabalho(s) submetido(s). Deverá adicionar individualmente cada trabalho submetido especificando o ID do resumo e depois clicar em 'Adicionar'

    Resumo ID Título
    Não foram definidos trabalhos.
    Cursos pré-congresso
    Jantar do congresso
    NOTA

    Receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição com os detalhes da inscrição, referência de registo de inscrição, dados e valor de pagamento. Caso não tenha recebido, por favor, verifique na sua caixa de SPAM/e-mail de lixo/correio eletrónico não solicitado.

    Detalhes de inscrição
    Ref. de inscrição
    Valor
  • Dados da entidade
    Elementos do grupo
    INFO

    Para adicionar elementos, clique em 'Adicionar elemento' e, na janela, preencha os dados do elemento e clique em 'Adicionar' para adicionar à grelha de elementos.

    Nome N.º de ordem Tp. sócio Jantar? Curso? Valor
    Não foram adicionados elementos.
    NOTA

    Após submeter a inscrição, a entidade receberá um e-mail confirmando a receção da inscrição do grupo contendo a referência de inscrição e detalhes de pagamento (sujeito a confirmação). Caso não tenha recebido, por favor, verifique na sua caixa de SPAM/e-mail de lixo/correio eletrónico não solicitado.

    Detalhes de inscrição
    Ref. de inscrição
    Valor

Pesquisa de trabalhos